Fatos e Detalhes

  • Dólar Comercial R$ 3,200 Dólar PTAX800 R$ 3,208
  • 20-01-2018 | 10:20h

Você está preso e não sabe!?

Você está preso e não sabe!?

Somos livres de fato?

Este questionamento nos remete aos conceitos sobre liberdade cunhados durante todo o desenvolvimento da história humana. Pois, existe a necessidade pretérita antes de você, caro leitor, responder de forma pessoal a este questionamento.

Sob a ótica filosófica negativa, este termo designa a ausência de submissão, de servidão e torna o homem um ser independente, já de forma positiva, este termo refere-se à autonomia, a espontaneidade e a condição voluntária das ações do homem.

René Descartes vai afirmar que é necessário um esclarecimento ao homem sobre as possibilidades de suas escolhas, pois desta forma ele poderá escolher realmente o que deseja, frente às consequências que implica a sua liberdade. Ou seja, ser livre em parte é estar “preso” a sua escolha.

Mas, quando não nos é esclarecido todas as possibilidades e nos é limitado o conhecimento sobre nossas opções de escolha, somos livres de fato?

O que dizer sobre um(a) pai (mãe) de família que frente aos seus filhos pedindo um “pão” não tem um mantimento em casa e, vão inúmeros dias ao mercado de trabalho e não consegue emprego e, frente a esta situação furta algumas frutas de um mercado para alimentar seus filhos? Quais possibilidades existiam neste momento? Morte = liberdade e vida = prisão?

Em contrapartida, o que podemos dizer dos mais favorecidos que “tudo” tem e mesmo assim se apropriam do dinheiro público (alheio), sendo que se este dinheiro fosse empregado da forma correta, talvez não acontecesse o furto das frutas do exemplo anterior?

Meu questionamento é: todos são tratados frente as suas liberdades de escolha da mesma forma?

Alguém pode pensar: Educando as pessoas isto se resolva! Mas quando o que nos é oferecido é uma educação de péssima qualidade, onde falta quase tudo, inclusive incentivo, isso pode mudar algo? Alguns teóricos questionam se a escola pública é tão boa quanto todos os gestores afirmam. Porque a maioria de seus filhos estão matriculados e cursam escolas particulares? Por que tamanha contradição?

Retorno ao meu questionamento inicial: Somos livres de fato em nossa sociedade?

Olá, deixe seu comentário para Você está preso e não sabe!?

Qual sua nota para esse conteúdo?
Enviando Comentário Fechar :/

Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X