Fatos e Detalhes

  • Dólar Comercial R$ 3,200 Dólar PTAX800 R$ 3,208
  • 20-01-2018 | 10:19h

Profissão Contábil desponta na crise

Profissão Contábil desponta na crise

Tanto se fala em crise no Brasil, mas a profissão se firma em todos os momentos da economia de um país.

No passado tratada como profissão de guarda livros, mais recentemente profissão que apenas calcula impostos, a profissão contábil mostra que nela existe grande certeza de empregabilidade e que falta profissionais no mercado, para as demandas atuais.

Vejam bem, se o país está com sua economia em franco crescimento, qual o profissional que está em todas as fases de um negócio, da abertura, continuidade e manutenção das empresas? E se o momento é de arrocho, de crise, de muita fiscalização por parte do fisco, adivinhem quem é o profissional que faz planejamento tributário, que analisa a viabilidade ou não de uma atividade empresarial? Isso mesmo, é o Contador. Profissional que no passado não tinha espaço na mídia e na sociedade, hoje é tida como um dos profissionais mais procurados, seja para atender pessoas físicas como pessoas jurídicas.

Esse bom momento e de alta credibilidade que passa a profissão contábil no Brasil, não é por acaso, é o resultado de uma onda mundial que chega por aqui. Desde 2007 com o advento das Leis 11.638/2007, 11.941/2009 e 12973/2014 o Brasil entra no processo denominado de Alinhamento da Contabilidade Brasileira à Norma Internacional de Contabilidade.

Deixa eu explicar isso um pouco melhor, no mundo corporativo, existem duas grandes correntes, denominadas sistemas contábeis, uma é a code law e outra à common law, a primeira está presente em países onde o mercado de capitais é pouco desenvolvido e a segunda muito aplicada em países de mercado de capital desenvolvido. Dessa forma o Brasil atendendo as normas internacionais de contabilidade, os contadores foram obrigados a reaprender, a se renovar para sobreviver no mercado ainda mais dinâmico e competitivo, que é o ambiente common law, que exige uma contabilidade de novos conceitos.

Tudo isso fez com que o profissional contábil hoje no Brasil goze de um alto nível de prestígio no meio empresarial e social o que já é uma realidade em países como Estados Unidos e Inglaterra. Por conta da aplicação de técnicas e conceitos diferenciados a exemplo da primazia da essência sobre a forma, do teste de recuperabilidade, ajuste a valor presente dentre outros.

Outro ponto bastante envolvente da profissão contábil e do meio contábil é que no passado nas escolas técnicas e nas faculdades poucas ou nenhuma mulher buscava esta profissão, hoje nitidamente elas roubaram a cena e já ocupam espaços antes tomados pelos homens.

E para concluir é importante lembrarmos que temos na nossa Cidade de Ilhéus uma das melhores escolas da Ciência Contábil da Bahia na Faculdade de Ilhéus.

Olá, deixe seu comentário para Profissão Contábil desponta na crise

Qual sua nota para esse conteúdo?
Enviando Comentário Fechar :/

Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X